fbpx
Óptica Belavista

Olhos…sol…calor…e ar condicionado

Ar condicionado e olhos secos saude ocular

Com a chegada do calor é normal começarmos a utilizar com mais frequência o ar condicionado para refrescar os espaços…no entanto, por mais maravilhoso que seja estar ao fresquinho nos dias de calor…o abuso do ar condicionado pode causar um sério problema de irritação constante e secura ocular.

Os olhos precisam das lágrimas para estar em constantemente hidratados, a lágrima é essencial para lubrificação, nutrição e proteção do olho. Quando alterada em quantidade ou qualidade, podemos sentir determinadas consequências como: ardor nos olhos, prurido, irritação, olhos vermelhos, visão turva, que às vezes melhora depois de piscar, sensação de corpo estranho ou areia nos olhos, desconforto quando se lê, vê televisão ou trabalha ao computador por muito tempo…

Mais de 10% dos adultos portugueses apresentam queixas de dor ou desconforto ocular, na sequência do olho seco, segundo a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO). Um problema de saúde que se estima afetar 20% da população portuguesa.
O tratamento mais indicado para o olho seco é o uso de “lágrimas artificiais” com a finalidade de manter o olho permanentemente hidratado.

Dicas para prevenir
– Coloque um recipiente com água nos ambientes para aumentar a humidade relativa do ar.
– Para dormir proteja os olhos com uma máscara (no caso de usar ventilador ou ar condicionado no quarto).

– Evite correntes de ar oriundas de aparelhos de ar condicionado.
– Proteja os olhos com protetores adequados óculos de sol, evitando a exposição ao vento e ao sol.
– Beba água com frequência (2l por dia).
– Evite bebidas alcoólicas e as que contenham cafeína, pois o álcool facilita a desidratação.
Para qualquer esclarecimento adicional contacte-nos.

Leave a comment