fbpx
Óptica Belavista

Hoje é Dia Mundial da Visão!

  • by: Óptica Belavista
  • 13/10/2016

Hoje celebra-se o DIA MUNDIAL DA VISÃO.

Este dia é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde – OMS, cujo objectivo principal é prevenir e tratar a cegueira. Desde 1988, o Dia Mundial da Visão tem aumentado a consciencialização sobre a importância da saúde ocular.

“Juntos Somos Mais Fortes” são as palavras de ordem que este ano assinalam este dia.

Segundo a OMS, cerca de 65% dos 40 milhões de pessoas cegas no mundo são maiores de 50 anos. Sim, o número é verdadeiramente assustador, no entanto – e mais assustador ainda – é que as principais causas de baixa visão e ou cegueira no mundo são tratáveis e evitáveis. Em Portugal, como noutros países do Mundo Ocidental, as principais causas são a degenerescência macular ligada à idade (DMI), a retinopatia diabética e o glaucoma.

Como profissionais de saúde ocular, não podemos passar este dia sem deixar o alerta:
Vigiar a saúde dos seus olhos é a única forma de manter a qualidade da visão.

 

earth

Deixamos aqui os principais cuidados a ter para se ter uns olhos saudáveis:

O primeiro refere-se à alimentação. Comer bem é um dos aspetos fundamentais, sendo crucial a inclusão de antioxidantes e ácidos gordos ómega 3 na dieta. Estes dois nutrientes são dos principais aliados da boa visão e da prevenção de infeções e problemas oculares.

Deixar de fumar é a segunda recomendação dada, afinal, não são apenas os pulmões que sofrem com este hábito nocivo. A presença de metais pesados no fumo do tabaco pode acumular-se nos olhos (em particular nos que têm lentes de contacto) e ter um efeito altamente tóxico, colocando a saúde ocular em risco.

E, claro, como não poderia deixar de ser, usar óculos de sol durante todo o ano é fundamental para evitar lesões provocadas por poeiras e pelas agressões dos raios UVA, os que conseguem passar através do vidro.

Para ter certezas de que tudo está realmente bem, a estas três recomendações deve juntar-se ainda a realização de exames visuais regulares e a aposta em óculos e lentes de contacto de qualidade.

Leave a comment