fbpx
Óptica Belavista

Glaucoma, sabe o que é?

Ainda desconhecido por muitos, o glaucoma é “silencioso” mas provoca danos progressivos na visão sem aviso até às fases mais avançadas da doença.

Esta doença é uma das principais causas de cegueira no mundo, principalmente porque o diagnóstico é muitas vezes tardio.

Em Portugal, a doença atinge cerca de 100 mil pessoas.

Glaucoma é a designação médica para um grupo de doenças do olho que danificam o nervo ótico, responsável pela transmissão da informação do olho até ao cérebro.

Se este nervo for danificado, a perda de visão pode ser uma das consequências. O glaucoma está muito associado – mas nem sempre – à elevada pressão intraocular, que acaba por provocar danos na visão. Este tipo de doença pode prejudicar a visão sem que haja qualquer sintoma, até atingir um estado muito avançado.

A causa do glaucoma é desconhecida: embora seja associada a elevados níveis de pressão intraocular, existem casos de pessoas que desenvolvem glaucoma e que não apresentam alterações da pressão intraocular.

Existe ainda uma tendência para desenvolver esta doença depois de um ferimento no olho ou cirurgia ocular e alguns medicamentos (corticoides) podem também provocar glaucoma

Os fatores de risco são:

>>Pressão interocular elevada
>>Idade: acima dos 35 anos
>>Diabetes, doenças cardíacas, elevada pressão sanguínea e hipotiroidismo
>>Antecedentes de glaucoma na família
>>Elevado grau de miopia
>>Utilização prolongada de corticoides

glaucoma-vision-loss

Saber mais:

>> Uma lente de contacto que permite identificar a progressão do glaucoma?

>> Dr. Mário Cruz, oftalmologista e membro da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, fala sobre glaucoma na edição desta manhã, na SIC

Leave a comment