fbpx
Óptica Belavista

Fique de Olho…na Diabetes

Hoje é Dia Mundial da Diabetes. Este dia é a maior campanha a nível mundial de consciencialização sobre a diabetes. Este ano este dia tem um lema significativo: “De olho na diabetes”.

Uma “pandemia global” que já afeta mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. O diagnóstico precoce e um pronto tratamento são fundamentais para evitar as graves complicações que a diabetes tem nas suas etapas mais avançadas. Uma má dieta, a obesidade e naturalmente o sedentarismo, são os principais fatores que levam uma pessoa a desenvolver diabetes. Os sintomas passam frequentemente despercebidos porque o paciente, em muitos casos, nem sequer os conhece. A grande maioria dos diabéticos descobre a sua doença quando vai ao médico por outros motivos.

Ainda assim, o nosso corpo oferece-nos várias pistas: se já possui algum familiar direto com diabetes, se a sua alimentação não é adequada, se tiver peso a mais ou obesidade e se quase não pratica atividades físicas, fique atento aos seguintes sinais:

1. Maior vontade de urinar

2. Maior sensação de sede

3. Perda de peso

4. Cansaço constante

5. Feridas que demoram para cicatrizar

6. Formigueiros nas extremidades

7. Visão desfocada

Só para o tranquilizar diremos que nas primeiras etapas não se trata da grave retinopatia diabética que pode levar à cegueira. Na fase inicial, serão apenas momentos de visão desfocada, como se precisássemos de óculos. O alto nível de açúcar no sangue também afeta o sistema visual e as suas conexões. O excesso de açúcar pode, ainda, causar inflamação do cristalino, uma estrutura que funciona como uma lente e que, ao mudar de forma, pode alterar nossa capacidade de focar os objetos e, portanto, deixar nossa visão turva.

Outras doenças oculares causadas pela diabetes são: glaucoma e catarata, que também podem evoluir para cegueira, embora hajam formas de tratamento eficazes que podem trazer a cura para a doença.

Mesmo quem ainda não apresenta nenhuma alteração visual deve fazer um exame à visão 1 vez ao ano para realizar exames que possam identificar possíveis alterações logo que elas surgirem.

COMO ADIANTAR-SE À DIABETES

As recomendações para prevenir a diabetes mellitus são simples. Uma alimentação saudável, pobre em açúcares e hidratos de carbono, e uma atividade física adequada (30 minutos de exercícios por dia) podem poupá-lo de muitos problemas no futuro. Retomando o slogan deste Dia Mundial do diabetes, fique de olho!

Leave a comment