fbpx
Óptica Belavista

Eclipse solar 2017: o que vamos ver em Portugal?

  • by: Óptica Belavista
  • 21/08/2017
Eclipse solar 2017

O eclipse de hoje será visível parcialmente em Portugal continental e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. No entanto será pouco perceptível “A Lua só tapa um bocadinho o Sol. O Sol leva uma dentada”

As horas serão semelhantes em todo o continente e quanto mais para sul e para litoral, maior será a percentagem do Sol oculta.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), no Porto, o início do eclipse é por volta das 19h44, o seu máximo acontece às 20h22 e a percentagem do Sol oculta é de cerca de 16%. Em Lisboa começa pelas 19h45, às 20h23 atinge o máximo e a área solar coberta vai até aos 19%. Mais a sul, em Faro, o eclipse começa às 19h47 e às 20h27 o máximo da parte tapada chega quase aos 22%.

Caso queira acompanhar o eclipse solar total nos Estados Unidos, pode fazê-lo via streaming no site da NASA >> AQUI

A transmissão começa às 17h (horário de Portugal continental) a partir de Charleston, na Carolina do Sul.

Cuidados a ter na observação do Eclipse do Sol

Não observe o Sol directamente sem usar os “óculos do eclipse”, os únicos filtros solares oculares adequados.
Antes da utilização deve testar cuidadosamente os filtros solares, pois estes podem conter microfuros, arranhões ou imperfeições que deixem passar mais luz solar do que a permitida.
  Mesmo com os filtros adequados, a observação não deve exceder os 30 segundos de cada vez, com intervalos de, pelo menos, 3 minutos.
Não deve usar óculos escuros, vidros negros fumados, películas ou negativos fotográficos, radiografias, disquetes, CD, DVD, filtros de gelatina, folhas de alumínio.
Os filtros solares oculares (óculos do eclipse) não devem ser combinados com binóculos, câmaras fotográficas, telescópios ou quaisquer outros instrumentos ópticos.

#eclipse2017 #verbemparaviverbem #opticabelavista

Leave a comment