Óptica Belavista

Dia Mundial do Cinema

Dia Mundial do Cinema

Hoje comemoramos o dia Mundial do Cinema.

Um dos acessórios mais inesquecíveis na criação de muitas personagens são os óculos, eles fazem parte da história do cinema e de algumas das suas personagens mais icónicas. As melhores personagens têm quase sempre um bom par de óculos.

Hoje recordamos aqui algumas delas – e alguns dos seus óculos mais extraordinários.

>> Matrix | Os irmãos Wachowski. 1999

Matrix é uma referência para esta tendência porque todas as personagens principais usam óculos escuros e cada um ostentou um modelo específico e criado para o efeito pela Blinde Design. Este deve ser o filme que tem o maior número de atores a usar óculos. São poucas as cenas que os atores estão sem eles.

O ambiente futurista e surrealista deu origem a uma legião de fãs que queriam imitar Neo, a personagem interpretada por Keanu Reeves. A pièce de résistance? Os óculos de estilo mosca em versão reduzida.

MATRIX 1999

 

 

>> Fight Club | David Fincher. 1999

Outro clássico! A personagem de Brad Pitt: Tyler Durden é um homem que procura lutar contra o atual sistema capitalista. As cenas onde faz sabão com a gordura humana ficaram registradas na história do cinema mundial. Por ser um filme da década de 90, Tyler apresentava um estilo de óculos que se subvertia à lógica da época que eram óculos pequenos e negros. O filme fez com que os óculos gigantes e de lentes vermelhas voltassem a ser tendência.

clube-da-luta-oculos-tyler

 

>> Drácula | Bram Stoker. 1992

Os óculos redondinhos e pequenos mais uma vez foram protagonistas neste filme. O protagonista Conde Vlad ficou conhecido não só pela característica maldosa e emotiva…mas também pelos óculos de lentes azuladas.

dracula-de-bram-stoker-oculos

>> Natural Born Killers | Oliver Stone. 1994

Mickey Knox, interpretado por Woody Harrelson, representa um psicopata e assassino no filme de Oliver Stone. Os óculos são parte integrante da sua imagem e foram um ponto central na campanha promocional do filme.

natural_born_killers.

>> Harry Potter| Chris Columbus. 2001

Também a saga Harry Potter (desde 2001) tornou famosos os óculos do pequeno Harry, discretos e simples, com armação de ferro muito fina e lentes redondas. A personagem cresceu bastante ao longo dos filmes, mas os óculos mantiveram-se sempre à margem da passagem das modas.

Harry Potter

Assim, em homenagem a este objeto impar da moda – e para vos dar alguma inspiração extra de estilo – esperamos que tenham gostado dos mais épicos adereços tão apreciado pela Sétima Arte.

 

Leave a comment