fbpx
Óptica Belavista

Dia Mundial do Chocolate

Chocolate

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Chocolate. A origem deste dia não é muito clara, mas acredita-se que hoje se assinalam 469 anos da introdução do chocolate na Europa.

De todos os tipo de chocolate, o negro é aquele que melhor fama tem no que diz respeito a efeitos na saúde: é o que tem menor quantidade de açúcar e o que está associado a propriedades antioxidantes e à melhoria dos níveis de inflamação, humor, concentração e memória.

Há um estudo realizado pela JAMA Ophthalmology que refere benefícios ao nível da visão que até agora não eram conhecidos; nomeadamente no que diz respeito à acuidade visual e à sensibilidade ao contraste.

Estes benefícios foram verificados apenas duas horas após o consumo de chocolate negro, por oposição ao chocolate de leite. É mesmo incrível, não é?!

O estudo aponta também que os flavonóides (substância contida nestes chocolates), melhoram o desempenho cerebral. Isto porque ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo do cérebro e, consequentemente, da retina. Além disso, e por ser um antioxidante, ajuda a prevenir algumas doenças oculares como a degeneração macular e a catarata.

Sim, não é só a cenoura …o chocolate negro🍫 também faz bem aos olhos! 😉

No entanto há que ter cuidado com os excessos. Consumir qualquer tipo de chocolate de forma exagerada pode trazer sérias consequências para a sua saúde.

Já o consumo consciente pode ser muito benéfico. E este é o dia do ano em que podemos comer chocolate sem qualquer peso na consciência!!! 😊

Chocolate Negro

 

 

 

Leave a comment