Óptica Belavista

Dia Mundial da Alimentação – Invista nestes 7 Alimentos Amigos da Visão

Dia Mundial da Alimentação - Invista nestes 7 Alimentos Amigos da Visão

Hoje é dia Mundial da Alimentação, por essa razão decidimos partilhar convosoco 7 Alimentos Amigos da Visão.

Todos já ouvimos expressões como “as cenouras fazem bem à visão”, “fazem os olhos mais bonitos”…

Se ainda acha que estas expressões não passam de estratégias usadas pelas mães e avós para nos fazer comer determinados alimentos ….desengane-se, porque no fundo, elas estão certas.

Há diversos alimentos amigos da saúde ocular que combatem problemas como o glaucoma e a degeneração macular.

Por isso, no Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), aconselhamos vivamente a investir nesses 7 Alimentos Amigos da Visão:

1. Peixes

Dia Mundial da Alimentação - Invista nesses 7 Alimentos Amigos da Visão
Fontes de ácidos gordos ómega 3 e das vitaminas A, B, D e E, peixes como sardinha, bacalhau, salmão e atum são ótimos estimulantes da boa circulação sanguínea. Por isso, ingerindo esses alimentos, todas as estruturas oculares – especialmente a retina – receberão bastante oxigénio, essencial para a saúde dos olhos. Outro benefício é o combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

2. Frutas, legumes e verduras

Frutas, verduras e legumes de pigmentação amarela e verde costumam ser fontes ricas de carotenoides, substâncias que previnem a deterioração da mácula, ponto responsável por nos permitir distinguir cores. Esse nutriente pode ser encontrado em alimentos como laranja, maçã, mamão papaia, cenoura, tangerina, brócolos e couve.

3. Ovos

Dia Mundial da Alimentação - Invista nesses 7 Alimentos Amigos da Visão
Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition revelou que consumir entre dois a quatro ovos por dia durante cinco semanas reduz o risco de degeneração macular em idosos. Estes  resultados refletem a ação das substâncias foto-oxidantes, como a luteína e a zeaxantina, presentes na gema do ovo. Antes de apostar neste alimento, entretanto, fique atento aos seus níveis de colesterol no sangue.

4. Alho e cebola

Dia Mundial da Alimentação - Invista nesses 7 Alimentos Amigos da Visão

O alho e a cebola são ricos fontes de cálcio, fósforo e vitaminas B e C. Assim, ambos possuem ação antimicrobiana (contra micróbios) e antiviral. Estes alimentos agem como dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e prevenindo contra o glaucoma, uma vez que a pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

5. Mirtilos, amoras e cerejas

Dia Mundial da Alimentação - Invista nesses 7 Alimentos Amigos da Visão

Estas três frutinhas, assim como o morango, a framboesa e outras diversas frutas vermelhas e roxas são bons exemplos de alimentos antioxidantes, que combatem os radicais livres e são fontes de vitamina C e de flavonóides. Assim, os seus benefícios vão desde a prevenção contra a perda de visão e contra a degeneração macular.

6. Óleo de linhaça

Dia Mundial da Alimentação - Invista nestes 7 Alimentos Amigos da Visão

Um problema comum em pessoas de idade avançada é o olho seco, cujos principais sintomas são sensação de ardência, comichão e sensibilidade à luz. Para combater esse mal, muitos tratamentos já incluem o consumo de óleo de linhaça, fonte de vitamina E e dos ácidos gordos ómega 3, ómega 6 e ómega 9. O alimento também é efetivo contra a hipertensão.

7. Azeite virgem

Dia Mundial da Alimentação - Invista nestes 7 Alimentos Amigos da Visão

Alimento rico em ómega 3, o azeite virgem é considerado um grande aliado na prevenção contra a degeneração macular, lesão que pode levar à perda irreversível da visão. A constatação foi feita através de um estudo publicado na revista científica Archives of Ophtalmology que recomendou a ingestão de 100 ml de azeite por semana. Segundo a pesquisa, mesmo aqueles que já apresentavam a doença tiveram redução ou estabilização de sua evolução.

 

Como vê não faltam alimentos amigos da visão!

Ingerir as vitaminas certas para os olhos pode proporcionar uma excelente defesa contra os problemas de visão que muitas vezes surgem mais tarde.

Independentemente da sua idade, esforce-se por ser proativo na sua saúde.

Como dizem muitos peritos: “Coma as suas cores!”

Os legumes e frutos frescos podem fornecer naturalmente muitas das vitaminas necessárias para uma visão saudável — além de serem saborosos e de enfeitarem!

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir
as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte-nos.

Leave a comment