1. Prevenção, 2. Proteção

As crianças devem usar óculos de sol… sim ou não?

Quando o assunto é SOL, existem cuidados que devemos ter em relação à saúde dos nossos filhos. Por se encontrarem em desenvolvimento, as crianças são necessariamente aquelas que qualquer agressão do meio ambiente poderá ter maior repercussão ao longo da vida. Por isso aspectos relacionados com a prevenção são muito importantes. Relativamente à saúde ocular prevenir desde cedo é fundamental.

Hoje respondemos a 10 perguntas sobre o uso de óculos de sol em crianças.

1- As crianças devem ou não devem usar óculos de sol?
A resposta é claramente SIM. Os óculos de sol são uma necessidade.
Apesar de todas as desconfianças que (ainda) existem, as crianças devem mesmo proteger os olhos das radiações UVA e UVB. Quando comprar óculos, a única coisa que tem que ter em atenção é o tipo de proteção. Não basta serem escuros, têm mesmo que proteger contra radiação ultravioleta A e B, que aparece especificada como UVA e UVB.

2- A partir de que idade é permitida o uso de óculos escuros?

A proteção contra a radiação solar tem importância apenas a partir da idade em que a criança adopta um estilo de vida que lhe traz maior exposição, ou seja, quando começa a ter atividades ao ar livre.

Apesar de as crianças poderem usar óculos de sol em qualquer idade, o importante é que os óculos tragam proteção e não perigo aos nossos filhos. Portanto a partir do momento em que elas consigam manuseá-los de forma autónoma, o uso é recomendado. Existem óculos para bebés, com elásticos para mantê-los firmes e seguros no rosto deles. Talvez seja uma opção em condições especiais, como quando estamos em locais de maior exposição aos raios UV: grandes altitudes (montanhas) e superfícies muito refletoras (neve e grandes superfícies de água).

3- Quanto tempo deve a criança usar os óculos escuros durante a sua exposição ao sol?
Quanto mais tempo a criança usar óculos durante sua permanência sob sol ou neve, mais estará protegida. Assim como chapéu e protetor solar, este assessório é indispensável na proteção contra os raios UV’s. Como a criança possui muita energia e muitas vezes não quer usar óculos, evitar que a criança brinque ao ar livre nos horários de pico da radiação, também é uma forma de proteção.

4- Quais são os problemas visuais causados pela radiação solar?
Os efeitos negativos à saúde visual provocados pelas radiações UV dependem da intensidade da radiação, definida pelo índice de radiação UV, e pelo tempo de exposição sem proteção adequada. Existem lesões que são imediatas e outras que ocorrem a longo prazo. Dentre as lesões imediatas ocorridas pela exposição ao sol estão: queimaduras palpebrais e queimadura solar da córnea, que dificilmente acontece em crianças por brincarem no sol. Porém, outras lesões ocorridas a longo prazo são importantes e devem ser consideradas, como: degeneração macular e cataratas. A falta de proteção aumenta em 60% a probabilidade de evolução precoce de cataratas. Essa doença é a responsável por 48% dos casos de cegueira. Os efeitos da radiação são cumulativos ao longo da vida e por isso os problemas causados pela proteção incorreta ou não proteção aos raios solares aparecem anos depois, já na fase adulta. Proteção precoce é fundamental.

5- Como podemos verificar se uma lente é boa ou não?
A qualidade da lente nos óculos de sol depende de dois fatores: a cor e o tipo de lente. As lentes devem possuir boa qualidade ótica, e isso podemos verificar observando o aspecto global das lentes como simetria, material e cor. Para as crianças recomenda-se o uso de lentes feitas de policarbonato, que são inquebráveis. Em relação à cor, devemos optar por lentes com tons de cinza e castanho. Lentes muito escuras podem expor ainda mais ainda a retina ocular.

6- Óculos de sol de boa qualidade para crianças são sempre caros?
Não. Óculos de sol não têm de ser caros para oferecer uma boa proteção contra as radiações UV. Na maioria dos casos o elevado preço dos óculos de sol tem haver com a marca. O mais importante nos óculos não são as armações e sim as lentes!

7- As crianças precisam usar óculos de sol também no outono e no inverno?
Sim. É claro que no verão as crianças brincam mais ao ar livre e por isso ficam mais expostas aos perigos dos raios ultravioletas. Mas no inverno gelado onde a neve cai, por exemplo, a importância do uso dos óculos com proteção é grande, uma vez que existem ambientes que aumentam a taxa de reflexão da luz e dos raios UVs. Na neve você receberá uma radiação ultravioleta extra de 80%, enquanto na água do mar ou da piscina o número é de 20%. E atenção porque os dias nublados também possuem altos índices de radiação!

8- A radiação solar é mais forte na praia e em piscinas?
Acreditar que o uso de óculos de sol deve ser feito apenas quando for nadar na piscina ou na praia é um erro. A radiação solar pode ser alta em qualquer lugar e até mesmo em dias nublados, cuja radiação atinge cerca de 70% da incidência dos dias ensolarados.  A radiação UV é refletida pela areia, água, relva, neve…

9- As cópias de óculos de sol são perigosas para os olhos?
As cópias de óculos são bonitas e atualmente bem feitas, mas não garantem proteção para os olhos por conta das lentes de má qualidade. É conhecimento de todos que muitas pessoas procuram óculos bonitos e baratos, e acabam por comprar os seus óculos ou os dos seus filhos em locais não apropriados. Este tipo de mercado tem se proliferado e a fiscalização é pouco eficaz. Estima-se que na europa, por exemplo, cerca de 30% dos óculos de sol vendidos anualmente sejam ilegais, e portanto saiam fora do controle de qualidade imposto pela legislação europeia. No Brasil acontece o mesmo problema em escala ainda maior.
Oftalmologistas são claros e possuem a mesma opinião sobre óculos sem proteção adequada: é melhor não usá-los! A utilização de lentes que não oferecem proteção adequada é considerada mais perigosa do que simplesmente não usar os óculos de sol. Isso porque possuímos naturalmente mecanismos de defesa que são inibidos na baixa luminosidade. Quando estamos no escuro a nossa pupila dilata e facilita a entrada da luz. A mesma coisa acontece quando utilizamos óculos de sol com lentes escuras: as nossas pupilas dilatam, o que significa que entra mais luz e radiação…assim, se os óculos não possuírem proteção adequada, danificam mais nossa visão do que se estivéssemos sem óculos.

10- Quais são as situações especiais em que o uso dos óculos é obrigatória?
Crianças que são operadas por causa de cataratas ficam mais expostas e a quantidade de radiação que passa para a retina é maior, exigindo o uso de uma proteção como os óculos solares. Alguns medicamentos como antibióticos a base de sulfonamidas e tetraciclinas, antidepressivos e antiepiléticos, aumentam a sensibilidade dos tecidos oculares à radiação ultra violeta (UV).

Deixamos aqui algumas sugestões de óculos de sol para crianças.

#opticabelavista #verbempraviverbem