fbpx
Óptica Belavista

A importância do rastreio visual infantil

Rastreio visual gratuito

Aproveitamos a semana em que se inícia o ano letivo 2017/2018, para sensibilizar os pais da importância da realização de rastreios à visão, porque esta avaliação é fundamental na manutenção da saúde visual e de um desenvolvimento visual equilibrado.

Sabemos que nem sempre é fácil para os pais perceberem se os filhos têm problemas de visão, na verdade é mesmo muito difícil.  Existem problemas que surgem (como é o caso da miopia) que raramente é notado pela família e que após instalado resulta muitas vezes no insucesso escolar, sem razão aparente.

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), uma em cada cinco crianças em idade escolar usa óculos devido ao aumento de tarefas, o uso de computadores e tablets, o excesso de televisão e exposição à luz artificial, a componente genética e a prematuridade.

Os rastreios dão a indicação aos pais da acuidade visual (AV) dos filhos, perceção da profundidade e alinhamento dos olhos, os rastreios visuais testam igualmente o movimento ocular. Nos rastreios visuais, por vezes, são até detetadas outras condições de saúde, como a diabetes ou pressão arterial elevada. O segredo é começar cedo, logo nos primeiros anos de vida.

A importância deste rastreio é tanto maior quanto a sua deteção atempada permite evitar ou tratar, de forma eficaz e simples, a baixa de acuidade visual.

Por exemplo, há casos em que as crianças têm vergonha de dizer que vêem mal aos professores, passando anos sem correcção. Se nestes casos tivesse havido um rastreio o problema poderia ter sido detectado mais cedo, permitindo evitar ou tratar, de forma mais eficaz e simples.

As doenças oculares são frequentes e muitas vezes não apresentam sintomas. Só um exame completo de um optometrista ou oftalmologista pode ser 100 por cento assertivo. Essa é a única forma de detetar problemas visuais graves atempadamente e evitar males maiores. Prevenir é mesmo a palavra-chave quando o assunto é manter a qualidade da visão

#Ver bem, para viver bem!

Quais podem ser os sintomas e sinais de alerta numa criança que vê mal?
Os sintomas e sinais de alerta mais frequentes são:

 

  • dores de cabeça
  • rejeição das tarefas que exigem esforço visual
  • semicerrar os olhos para ver
  • esfregar os olhos
  • olhos vermelhos
  • desinteresse pela televisão

 

Em idade escolar, os sintomas e sinais são:

  • dificuldade na leitura
  • erros a copiar do quadro
  • mau rendimento escolar

Para saber mais ou agendar rastreios visuais, contacte-nos através do 239 721 104.

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Leave a comment