5. Lifestyle

Dia Internacional da Comida Picante ūü§Ē

comida picante - spicy food - indiano
Fic√°mos a saber √† pouco que hoje √© Dia Internacional da Comida Picante ūü§Ē …depois da consterna√ß√£o inicial decidimos partilhar este post, porque √† comida picante s√£o apontados v√°rios benef√≠cios: desde o consumo de energia do corpo e consequente emagrecimento ao fortalecimento cardiovascular.
 
Estas s√£o 2 fortes raz√Ķes para dar uma hip√≥tese √† comida picante, nem que seja s√≥ hoje! ūüėč
S√£o servidos?

Benefícios da comida picante:

Melhora a imunidade

O piment√£o e a pimenta s√£o ricos em vitamina A e vitamina C.

2 colheres de chá de pimenta em pó fornece cerca de 10% da vitamina A e 6% de vitamina C da dose diária necessária ao organismo. A pimenta estimula o sistema imunitário e melhora as defesas do corpo humano.

Ajuda a prevenir o cancro

Embora os alimentos condimentados n√£o sejam uma cura para o cancro, eles podem ajudar a preveni-lo. Foi descoberto que a capsaicina ¬†pode matar algumas c√©lulas cancer√≠genas. Outro tempero ‚Äď a√ßafr√£o ‚Äď foi mostrado que pode ajudar a retardar a propaga√ß√£o de certas c√©lulas do cancro, como o da pr√≥stata.

Mas a ingestão excessiva de capsaicina também tem sido associada a cancro do estomago. Por essa razão é preciso ter algum cuidado com a quantidade consumida.

Melhora a sa√ļde do cora√ß√£o

As comunidades que comem regularmente alimentos picantes são significativamente menos propensas a sofrer um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. A Capsaicina ajuda a diminuir o colesterol e reduz a inflamação.

Baixa a Press√£o Arterial

As vitaminas A e C reforçam as paredes musculares do coração, e o efeito termogénico da pimenta aumenta o fluxo de sangue por todo o corpo. Tudo isto é igual a um sistema cardiovascular mais forte.

Ajuda na perda de peso

A capsaicina tem um efeito termogénico no corpo, que leva ao aumento do metabolismo. O que  resulta em queima de calorias extras e pode levar a perda de peso.

Ajuda a controlar a Diabetes tipo 2

De acordo com um estudo de 2006, houve uma queda consider√°vel nos n√≠veis de a√ß√ļcar no sangue em pessoas diab√©ticas depois de terem uma refei√ß√£o picante.

Estimula o humor

Alimentos picantes aumentam a serotonina no cérebro, o que nos faz sentir mais felizes. A serotonina também ajuda a relaxar.

Reduz o acne

Um efeito colateral estranho, mas que no entanto é bom. Os alimentos picantes podem ajudar no acne, se consumidos regularmente.

Melhora a qualidade de sono

Estudos têm mostrado que pessoas que consomem pimenta regularmente desfrutam de um sono melhor e por mais tempo. Mas evite comer alimentos picantes ao jantar.