1. Prevenção, 2. Proteção

Está a pensar ir nadar com as suas lentes de contacto?

Se está, não o faça!

Deve evitar entrar na água quando está a usar lentes de contacto >> Isto inclui lagos, o mar, piscinas, banhos quentes e mesmo chuveiros.

Porquê?

As lentes de contacto são porosas e podem absorver substâncias químicas, micróbios ou outras impurezas que estiverem na água, o que pode magoar ou irritar os olhos e possivelmente causar uma infeção.

 


Há um motivo para termos de limpar e desinfetar as lentes de contacto que retiramos e voltamos a colocar utilizando os produtos corretos: ajuda a livrarmo-nos de organismos e a manter os olhos saudáveis.

Para obter os melhores resultados, utilize o método do regime de “esfregar e enxaguar” — mesmo que tenha uma solução “sem necessidade de esfregar”. As lentes de contacto descartáveis diárias podem ajudar a reduzir o risco de infeções oculares. Mas saiba que usá-las não elimina completamente o risco de ocorrência de uma infeção. No entanto, usar lentes descartáveis diárias ajuda-o de outras maneiras, como evitar a necessidade de rotinas de limpeza diárias e fornecer-lhe um par novo  todos os dias.

Siga sempre as recomendações do relativamente ao uso e à limpeza das lentes de contacto. Não tente poupar uns cêntimos enchendo o frasco de solução para lentes de contacto antiga com solução nova. Recomenda-se a substituição do estojo de conservação das lentes de contacto a intervalos de três meses, ou mesmo mais cedo. Tente mantê-lo afastado da sanita e deixe o estojo ficar aberto e seco entre limpezas.

Só temos dois olhos para uma vida. Há que cuidar bem deles!

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte-nos.