Curiosidades sobre os óculos Ray-ban

Quem não adora saber aquelas histórias engraçadas por detrás dos palcos? Aquelas histórias de bastidores…as inspirações que originaram o aparecimento dos produtos…enfim, todas aquelas curiosidades que dão um sabor especial a qualquer história…bem…nós adoramos!!!
Por isso, se também adora não pode deixar de ler este post 😉 Porque hoje partilhamos algumas curiosidades sobre a marca mais conhecida no mundo da Óptica: a Ray-Ban.
Os famosos ‘aviadores‘ surgiram da necessidade que os pilotos de aviões militares sentiram de proteger os seus olhos dos raios solares. Isto ocorreu na década de 20, quando a indústria de aviação crescia de forma ímpar na história. Foi então a Força Aérea dos EUA fez uma encomenda à empresa Baush&Lomb.
Depois de quase dez anos de pesquisa a empresa apresentou os óculos Anti-Glare Aviator, com lentes verdes de cristal especial, capazes de refletir e bloquear os raios solares que ofuscavam a vista dos pilotos. Estes óculos tinham um design inspirado nas antigas máscaras utilizadas pelos pilotos.
O nome Ray-Ban foi associado aos óculos apenas em 1937, no mesmo ano em que a Baush&Lomb começou a comercializar óculos para civis. A escolha do nome Ray-Ban teve origem na necessidade bloquear (banner) a incidência dos raios (ray) UV, ou seja: Ray-Banner. 🙂
Desde então a Ray-Ban lançou modelos que se tornaram verdadeiros sucessos de mercado e ditam tendências no mundo da moda. Entre eles, além dos clássicos AVIATOR e WAYFARER estão os SHOOTER.
Estes últimos são muito semelhantes aos aviator, mas o modelo Shooter foi pensado para um lifestyle diferente. Este modelo tem um círculo no centro que foi apelidado pela marca de “cigarette-holder”, este pormenor foi desenhado para libertar as mãos do caçador quando este caçava – e obviamente fumava – deixando ambas as mãos livres enquanto o cigarro repousava no “cigarette-holder”. Não sabemos se é funcional ou não, mas adoramos o modelo e a história. 🙂