Glaucoma, sabe o que é?
Ainda desconhecido por muitos, o glaucoma é “silencioso” mas provoca danos progressivos na visão sem aviso até às fases mais avançadas da doença.
Esta doença é uma das principais causas de cegueira no mundo, principalmente porque o diagnóstico é muitas vezes tardio.
Em Portugal, a doença atinge cerca de 100 mil pessoas.
Glaucoma é a designação médica para um grupo de doenças do olho que danificam o nervo ótico, responsável pela transmissão da informação do olho até ao cérebro.
Se este nervo for danificado, a perda de visão pode ser uma das consequências. O glaucoma está muito associado – mas nem sempre – à elevada pressão intraocular, que acaba por provocar danos na visão. Este tipo de doença pode prejudicar a visão sem que haja qualquer sintoma, até atingir um estado muito avançado.
A causa do glaucoma é desconhecida: embora seja associada a elevados níveis de pressão intraocular, existem casos de pessoas que desenvolvem glaucoma e que não apresentam alterações da pressão intraocular.
Existe ainda uma tendência para desenvolver esta doença depois de um ferimento no olho ou cirurgia ocular e alguns medicamentos (corticoides) podem também provocar glaucoma
Os fatores de risco são:
>>Pressão interocular elevada
>>Idade: acima dos 35 anos
>>Diabetes, doenças cardíacas, elevada pressão sanguínea e hipotiroidismo
>>Antecedentes de glaucoma na família
>>Elevado grau de miopia
>>Utilização prolongada de corticoides
Saber mais:
>> Uma lente de contacto que permite identificar a progressão do glaucoma?